Tapetes

Tapetes não são indispensáveis na decoração da casa, porém, fazem a diferença. Sim, podemos muito bem criar ambientes bonitos sem o uso deles, mas ao colocá-los, o cômodo ganha uma cara de aconchego...

Ok, hoje em dia sofremos com diversos tipos de alergias (poeiras, ácaros), mas também não precisamos mais nos preocupar. Já foram criados diversos materiais anti-alérgicos usados nas fabricações dos mesmos.

Sempre rola algumas dúvidas na hora de comprar tapete então, vamos conferir algumas dicas?

Sala de Estar


Primeiro, todo e qualquer tapete, deve seguir a proporção do ambiente em que for colocado.

No caso da sala de estar, o mobiliário é uma maneira simples e eficiente para conseguirmos encontrar tamanho e cores adequados.

Como sempre há dúvidas na hora da compra, acabamos optando por cores neutras e básicas para não errar, mas tapetes coloridos dão um toque bem legal ao ambiente. Quando usamos tapetes mais alegres, os móveis (rack e sofá) devem ser neutros e lisos.

Quanto a tamanhos...

Simples. Quando o sofá for com chaise, o ideal é que ele esteja todo em cima do tapete e sobrando mais ou menos 30cm dos lados.
Caso você tenha o conjunto de 2 e 3 lugares (aqui também vale quando se tem poltronas/cadeiras), a medida do sofá de 3 lugares será o comprimento, o de 2 lugares, a largura. Se ficar uma sobra de mais ou menos 10cm, não tem problema, ficará até mais elegante o ambiente. 

Sala de Jantar


Para o tapete que ficará em baixo da sua mesa de jantar, escolher o tamanho também não será difícil.
A regra é quase a mesma que a anterior, porém, aqui deixamos uma sobra de 50cm. Assim conseguimos um perímetro para abrigar as cadeiras que compõem o ambiente. O importante é que elas fiquem em cima do tapete mesmo quando estiverem em uso.

Quarto


Para o quarto, geralmente são usados tapetes em relevos, mais "fofos", pois trazem uma sensação de conforto.

Quanto ao tamanho, o correto é usar um modelo inteiriço (nada de passadeiras, uma em cada lado) que se inicie no criado-mudo. O importante é que tenham espaço suficiente pra que, quando você levantar, seus pés fiquem em cima do tapete.
Também é possível confeccionar tapetes em formatos de "U", para que abranjam as laterais e frente da cama.

E ai, gostaram das dicas?
Possuem outras dúvidas? Manda para cá que tentarei esclarecer!

0 comentários:

Postar um comentário